Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A força policial foi convocada para dentro da universidade a fim de reprimir com violência uma ocupação de estudantes que lutavam por sua permanência na instituição, para garantir o direito fundamental à educação pública e gratuita. Antes disso, seguranças da própria universidade, muitos à paisana, já haviam atentado contra esses alunos para expulsá-los do espaço acadêmico, em um ataque à autonomia universitária. Talvez eu esteja me referindo a um episódio que está nos livros de história, ocorrido cinco décadas atrás, durante a ditadura civil-militar.
Não, o palco foi o campus do Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na última semana. Dois alunos, um jornalista e um deputado federal detidos pelo batalhão de choque da Polícia Militar atendendo a uma ordem judicial, provocada pela reitoria da Uerj. Um episódio triste, que marca negativamente a história de quase um século dessa que é uma referência para a educação no país e pode produzir efeitos devastadores para além do episódio em si.
E foi isso que o Faixa Livre se propôs a debater nesta sexta-feira (27), com as participações do economista, sociólogo, doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Paris e professor Emérito do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ) Carlos Vainer, da professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e presidente do PSOL em Juiz de Fora (MG) Lorene Figueiredo e da ex-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) Eblin Farage.
Assista ao debate: