Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após o caos que o Brasil atravessou entre 2019 e 2022, a vitória na eleição presidencial de uma candidatura que se construiu sob o argumento da superação do atraso civilizatório e da retomada de uma trajetória de relativa normalidade institucional, dentro dos marcos da democracia burguesa, nos trouxe certo alento. E, em alguma medida, o governo do presidente Lula vem entregando o que prometeu, há um clima de pacificação na sociedade, por mais que um nível de tensionamento se mantenha em especial no Congresso Nacional, e é justamente no espaço parlamentar que essa gestão enfrenta seus maiores desafios, visto que mobilização popular no nosso campo não há faz tempo.
A ampliação do fisiologismo a patamares nunca antes vistos combinada a uma fragilidade da esquerda em eleger deputados e senadores faz com que Lula tenha de conceder cada vez mais espaço ao Centrão no Executivo. Um governo que prometia colocar o pobre no orçamento, vai acomodando cada vez mais os interesses da burguesia, repetindo um receituário que historicamente mostrou-se perigoso para o campo progressista.
Para analisar os espaços que a esquerda ainda ocupa no governo após pouco mais de 10 meses da gestão Lula, o Faixa Livre convidou o historiador e professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Valério Arcary, o professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF) Daniel Aarão Reis e o doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor da Rede Estadual Caio Andrade.
Assista ao debate: