Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Eu queria comentar aqui rapidamente a respeito de uma situação grave, mais uma, que tem ocorrido no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mas que pouca gente tem abordado. Dede a última quinta-feira, dia 22, a plataforma Lattes, principal instrumento para aferição do histórico e da qualidade de centenas de milhares de pesquisadores do nosso país, está fora do ar.
A grande questão é que o problema na ferramenta, que foi criada em 1999 e tem se aprimorado ao longo do tempo, pode ter efeitos irreversíveis. De acordo com informações reveladas pela Revista Fórum, o servidor que guarda todo o conteúdo do Lattes teria queimado e, para piorar, não há o chamado backup, ou seja, uma cópia de segurança dos arquivos para que não haja perdas em caso de problemas desse tipo.
Ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados perdidos. Até mesmo a folha de pagamento dos funcionários do CNPq foi comprometida com essa queima do servidor. De acordo com profissionais que lá trabalham, o cenário é de caos, e o Governo Federal segue omitindo que pode ter perdido milhares de dados referentes à produção científica no país.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o próprio CNPq acabaram não retomando as tentativas de contato dos jornalistas da Revista Fórum. É esse o retrato da situação caótica que o nosso país atravessa. Uma administração que sequer tem cópia de informações de fundamental importância para a pesquisa científica local. Eu, sinceramente, não vejo na história qualquer tipo de parâmetro de comparação com o que há no governo Bolsonaro.
Ouça o comentário de Anderson Gomes: